O exame de ultrassonografia ocular, também chamado de ecografia ocular é um procedimento que analisa as partes dos olhos de forma detalhada e isso, possibilita o diagnóstico de diversas doenças oculares. Esse exame é essencial quando existem opacidade dos meios oculares, pois, essa condição dificulta a visibilidade direta das estruturas internas dos olhos.
A opacidade pode ocorrer na existência de cataratas densas, doenças da córnea, hemorragias, inflamações intraoculares. Além desses casos, auxilia no diagnóstico diferencial de vários tumores oculares, também é possível observar "moscas volantes", descolamentos de retina e de coroide, bem como, verifica a existência de lesões em traumas oculares.
A ultrassonografia ocular avalia a parte posterior e anterior dos olhos. No procedimento da parte posterior, o exame é realizado com o paciente de olhos fechados. As ondas ultra-sônicas não se propagam no ar, necessitando de matéria líquida ou sólida cujas partículas sofram vibrações para poderem propagar-se. Daí a importância da colocação de gel ou líquido em quantidade adequada entre a sonda e a pálpebra.
O aparelho de ultrassonografia ocular emite ondas sonoras, com isso é possível interpretar as informações recebidas pelo aparelho e produzir uma imagem da região interna dos olhos. O exame de ultrassonografia ocular apresenta diversas vantagens, tais como o fato de ser indolor, o aparelho tem alta precisão, além de ser muito menos invasivo do que outros métodos. Dessa forma, é possível dizer que esse exame contribui de forma bastante eficaz para o sucesso do acompanhamento e tratamento do paciente.
Para marcar consultas, exames e cirurgias, segue o link da página do site: https://www.oftalmologistaemfortaleza.com.br/agendar-consulta
Comments